EFEITOS DO 1-NITRO-2-FENILETANO, COMPOSTO MAJORITÁRIO DO ÓLEO ESSENCIAL DE Aniba canelilla Mez, PARA TRATAMENTO DE DOENÇAS VASCULARES: REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
Introdução: O 1-nitro-2-feniletano (NP) é um dos compostos majoritários do óleo essencial de Aniba canelilla Mez (EOAC). Esta espécie é muito distribuída pela região amazônica, onde a população faz uso de preparações caseiras com folhas e cascas visando seu efeito carminativo e antiinflamatório. Estudos comprovaram a ação relaxante da musculatura lisa intestinal, a atividade antioxidante e antinociceptiva do óleo essencial, em destaque para o NP. Sabe-se que tais propriedades podem contribuir no tratamento de doenças vasculares, desse modo, é relevante a atenção para esta possibilidade. Objetivo: Avaliar os efeitos farmacológicos do 1-nitro-2-feniletano em doenças vasculares, por meio de revisão integrativa, visando seu uso terapêutico. Método: Foi realizada pesquisa bibliográfica nas bases de dados: ScienceDirect, Pubmed, BVS e repositório institucional da Universidade Federal do Ceará, resultando ao todo em 4 artigos e 1 tese, os quais foram pesquisados com os seguintes descritores: “1-nitro-2-phenylethane” e “Vascular”, usando operador booleano "AND". Foram excluídos artigos publicados antes de 2017, repetidos, revisões de literatura e os que tangenciam o tema. Resultado: Após leitura, 2 artigos e a tese foram selecionados. Esta última demonstra que a atividade vasorrelaxante do NP é proveniente da estimulação da via guanilil ciclase-GMPc e independe do óxido nítrico, o que destaca o EOAC em relação a outros óleos essenciais por ter mecanismo de ação definido. Em estudo com Artéria mesentérica isolada de ratos, o NP teve efeito relaxante na contração sustentada induzida por KCl ou PHE, considerando o EOAC (0,1–1000 μg/ml, n = 12). Em relação aos efeitos inibitórios induzidos por Ca 2+ em preparações despolarizadas com KCl, o NP obteve resultado semelhante ao do EOAC, ambos 600 μg/mL: 20 mM de CaCl2 como resposta máxima alcançada. Outro estudo com ratos machos, o NP apresentou dados significativos sobre reverter a Hipertensão Arterial Pulmonar (PAH), posto que reverteu a disfunção endotelial e o remodelamento vascular, reduzindo a hipertrofia do ventrículo direito e a rigidez da Artéria Pulmonar. Conclusão: Diante do exposto, reitera-se a importância de pesquisas envolvendo a ação farmacológica do EOAC por apresentar benefícios inexplorados no tratamento de doenças, principalmente, as com alta prevalência atualmente. Ademais, estudos com o tal revelaram efeitos vasorrelaxantes positivos, de modo que os dados apresentados demonstram a relevância que NP tem por ser o único nitroderivado encontrado
Referências
BARBOSA, L. A. Efeitos vasculares do 1-nitro-2-fenileteno, trans-4-metoxi-β-nitroestireno e trans-4-cloro-β-nitroestireno: relação estrutura-atividade. 2016. 168 f. Tese (Doutorado em Farmacologia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
BRITO, T. S. Atividade vasorrelaxante do 2-nitro-1-fenil-1-propanol em preparações vasculares isoladas de ratos. 2015. 108 f. Tese (Doutorado em Farmacologia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
BRITO, T. S. de. Vasodilatação causada pelo 1-nitro-2-feniletano em aorta de rato : provável estimulação da guanilato ciclase. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina, Fortaleza, 2012.
INTERMINENSEA, Leylliane de Fátima Leal et al. Vasorelaxant effects of 1-nitro-2-phenylethane, the main constituent of the essential oil of Aniba canelilla, in superior mesenteric arteries from spontaneously hypertensive rats. European Journal of Pharmaceutical Sciences, [s. l.], v. 48, p. 709-716, 13 mar. 2013.
VASCONCELOS, Thiago Brasileiro de et al. Vasodilator effects and putative guanylyl cyclase stimulation by 2-nitro-1-phenylethanone and 2-nitro-2-phenyl-propane-1,3-diol on rat aorta. European Journal of Pharmacology, [s. l.], v. 830, 5 jul. 2018.