COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE ALELOPÁTICA DO ÓLEO ESSENCIAL DAS FOLHAS DE SYZYGIUM CUMINI (L.) SKEELS FRENTE SEMENTES DE ALFACE E TOMATE.

Autores

  • Mateus Feitosa Santos UFAM
  • Laenir Anjos da Silva. Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia
  • Vanessa Farias dos Santos Ayres
  • Midiã Rodrigues de Oliveira Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia
  • Maiara De Souza Nunes Ávila. Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia.
  • Renata Takeara Hattori Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia.

Palavras-chave:

Compostos voláteis, Fitototoxicidade, Myrtaceae

Resumo

Os óleos essenciais são misturas de substâncias voláteis produzidas por plantas, podendo atuar na defesa desses vegetais. Dentre as famílias botânicas produtoras de óleos essenciais destaca-se a família Myrtaceae que abriga a espécie Syzygium cumini (L.) Skeels1. Este trabalho teve o objetivo de avaliar o perfil químico e a atividade alelopática do óleo essencial (OE) das folhas de S. cumini, frente a sementes de alface (Lactuca sativa) e tomate (Solanum lycopersicum). O óleo essencial foi obtido por hidrodestilação do material fresco em aparelho de Clevenger. A análise química do OE foi realizada por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas e a identificação dos constituintes químicos foram identificados pelo  cálculo do Índice Aritmético e comparação de seus respectivos espectros de massas com dados da literatura. O ensaio alelopático foi realizado em câmara de germinação a 25 ºC e 12 h de fotoperíodo, utilizando nanoemulsões com Tween 80 nas concentrações de 1%, 0,1%, 0,01% e 0,001% (v/v) do OE sobre vinte sementes de cada cultura (S. lycopersicum e L. sativa) em quatro repetições. Foram realizadas avaliações diárias até o décimo dia após a germinação e os resultados expressos conforme critérios estabelecidos pelas Regras para Análise de Sementes2. O rendimento do óleo foi de 0,25% (v/m). Foram identificadas 79 substâncias sendo as majoritárias (Z)-β-ocimeno (22,4%), β-pineno (8,68%), limoneno (8,45%), α-terpineol (8,06%), α-pineno (6,26%), trans cariofileno (6,17%). O OE aplicado na concentração de 1% promoveu uma redução de 83% na germinação das sementes de alface e 81% sobre as sementes de tomate e em todas as concentrações a germinação foi severamente inibida durante o ensaio alelopático. A inibição de germinação das sementes pelos óleos essenciais pode ser devido à presença dos terpenoides, visto que eles podem alterar o processo de permeabilidade da membrana celular, reduzindo a atividade enzimática e interferindo na germinação de sementes e crescimento de plântulas3. Contudo existe ainda uma grande necessidade de análises e investigações mais detalhadas acerca da fitotoxicidade do óleo essencial de S. cumini e seus mecanismos de ação, a fim de garantir a segurança do seu uso para espécies vegetais e animais não-alvo e sua possível aplicação como herbicida natural.

Biografia do Autor

Laenir Anjos da Silva. , Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia

Mestre em Ciência e Tecnologia para recursos Amazônicos.

Vanessa Farias dos Santos Ayres

Mestre em Ciência e Tecnologia para recursos Amazônicos.

Midiã Rodrigues de Oliveira, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia

Mestre em Ciência e Tecnologia para recursos Amazônicos.

Maiara De Souza Nunes Ávila. , Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia.

Docente Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia- UFAM. 

Renata Takeara Hattori, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia.

Docente do  Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia-UFAM.

Referências

WCSP (World Checklist of Selected Plant Families), v. 251, p. 319, 2005.

Brasil. Ministério da Agricultura e da Reforma Agrária. Regras para análise de sementes. Brasília: SNDA/DNDV/CLAV, 365p., 1992.

El-Shora, H.M. et al. J. Stress Physiol. Biochem., v. 10, p. 167-180, 2014.

Downloads

Publicado

2023-04-12

Como Citar

FEITOSA SANTOS, M.; ANJOS DA SILVA. , L.; FARIAS DOS SANTOS AYRES , V.; RODRIGUES DE OLIVEIRA, M.; DE SOUZA NUNES ÁVILA. , M.; TAKEARA HATTORI, R. COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE ALELOPÁTICA DO ÓLEO ESSENCIAL DAS FOLHAS DE SYZYGIUM CUMINI (L.) SKEELS FRENTE SEMENTES DE ALFACE E TOMATE. Anais do Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, [S. l.], 2023. Disponível em: https://resumos.sbpmed.org.br/index.php/spmb/article/view/141. Acesso em: 9 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)