COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE ALELOPÁTICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE RAMOS DE Piper tuberculatum Jacq. COLETADA EM ITACOATIARA, AMAZONAS
Palavras-chave:
Compostos voláteis, Fitototoxicidade, PiperaceaeResumo
Introdução: A espécie Piper tuberculatum Jacq. é conhecida popularmente como “pimenta-longa” ou “pimenta d’arda”, sendo utilizada como antídoto para picadas de cobra, desordens estomacais e problemas respiratórios, além de possuir óleos essenciais com propriedades anti-Leishimania1, os quais podem atuar também sobre pragas da agricultura2,3. Este trabalho buscou avaliar o efeito alelopático do óleo essencial de ramos de P. tuberculatum sobre Solanum lycopersicon L. (tomate) e Lactuca sativa L. (alface). O material vegetal foi coletado no Campus I do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia em Itacoatiara, município do interior do Estado do Amazonas. O óleo essencial foi extraído por hidrodestilação em aparelho de Clevenger e analisado por Cromatografia Gasosa acoplada à Espectrometria de Massas (CG-EM). A identificação de seus constituintes químicos foi realizada por cálculo de Índice Aritmético e por comparação dos espectros de massas obtidos por CG-EM com dados da literatura. O ensaio de alelopatia foi realizado em câmara de germinação a 25 ºC e 12 h de fotoperíodo, utilizando as concentrações de 0,1 e 1% do óleo essencial sobre vinte sementes de cada cultura (S. lycopersicon e L. sativa). Os resultados obtidos mostraram que o óleo essencial dos ramos de P. tuberculatum (PT), com rendimento de 0,16%, é constituído principalmente por substâncias terpênicas, em especial por sesquiterpenos (59,7%). Assim, os sesquiterpenos E-cariofileno (11,5%) e germacrona (13,2%) e o monoterpeno α-pineno (9,1%) foram majoritários em PT. Em relação ao efeito alelopático, o óleo essencial de PT influenciou significativamente os parâmetros avaliados, com resultados mais expressivos para a amostra aplicada a 1%. Por exemplo, o óleo essencial aplicado na concentração de 1% reduziu a germinação das sementes de tomate em 66,25% além de diminuir a velocidade de germinação e crescimento radicular de S. lycopersicon e L. sativa para valores próximos à nulidade. Esses resultados podem servir de base para estudos futuros visando o desenvolvimento de produtos tais como herbicidas de origem natural.
Referências
Sales, S.S. et al. Iran. J. Pharm. Res., n. 1, v. 17, p. 268-275, 2018.
Sousa, E.P.S. et al. Toxicidade do óleo essencial de Piper tuberculatum Jacq. em ninfas de segundo ínstar do percevejo-vermelho-do-caupi Crinocerus sanctus (Fabr.) (Hemiptera; Coreidea). Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais, v. 5 - Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2011.
Araújo, M.J.C et al. Rev. Virtual Quím., n. 3, v. 12, p. 629-638, 2020.