MÉTODO FITOS - PRESCRIÇÃO EM FITOTERAPIA CLÍNICA EM PLATAFORMA ONLINE
Palavras-chave:
Método, Capacitação, Fitoterapia, Clínica.Resumo
Introdução
O avanço da internet se apresenta como uma importante ferramenta de fortalecimento para as práticas de ensino na área da saúde, possibilitando um acesso com mais qualidade, agilidade em aparelhos portáteis em distintos lugares, proporcionando uma nova dinâmica na educação a distância.
Muitas opções de pós-graduação, cursos livres, métodos e workshops são ofertadas e ampliando as possibilidades para atuação dos profissionais da área de saúde com fitoterapia na prática clínica. Embora saibamos que muitos conteúdos não sejam isentos de riscos, a proposta de ofertar conteúdos de plantas medicinais e fitoterápicos nas plataformas digitais torna-se um grande desafio. Mesmo com todos os desafios, a internet como ferramenta de comunicação entre docentes e profissionais de saúde é uma realidade.
Dentro deste contexto, o Método Fitos de Fitoterapia Clínica Avançada foi desenvolvido como curso livre de capacitação em fitoterapia para que os profissionais da área da saúde possam se capacitar com uma metodologia de aprendizagem baseada em um raciocínio clínico.
Objetivo:
Capacitar profissionais da área de saúde para atuarem com plantas medicinais, fitoterápicos manipulados e medicamentos fitoterápicos industrializados, nas diferentes formas farmacêuticas.
Método:
Este método de ensino em fitoterapia clínica foi desenvolvido com oito capacitações nas diferentes áreas da saúde, como, Método Fitos de Prescrição em Fitoterapia Clínica Avançada para Saúde Músculo Esquelético, Saúde Mental, Saúde Sexual, Saúde da Pele, Emagrecimento, Hipertensão e Diabetes, Nootrópicos e Pediatria. Além de aulas, como, Introdução à Fitoterapia e Formas Farmacêuticas, proporcionando aprendizado seguro e eficaz para uma atuação de excelência na fitoterapia clínica.
Em todas os métodos, são abordados os nomes científicos e populares das plantas medicinais (inclusive presentes na RENISUS e RENAME), parte utilizada, indicações, constituintes químicos, padronização do extrato, farmacologia, dosagem, interações medicamentosas, reações adversas, contraindicações.
Resultado:
Este estudo pretende apresentar a importância da disseminação do conhecimento seguro e eficaz de plantas medicinais e fitoterápicos, através de uma metodologia de prescrição para os diversos profissionais da saúde.
Com a possibilidade do ensino aprendizagem através e divulgação das mídias digitais foi possível capacitar profissionais das distintas áreas da saúde, como, farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas, naturopatas, terapeutas holísticos, médicos fisioterapeutas e biomédicos.
O total de aulas ministradas nos métodos totalizam 250 horas e 1.105 páginas de textos.
Conclusão:
Com o Método Fitos de Prescrição em dois anos foi possível capacitar e encorajar um número de aproximadamente 600 profissionais, onde o tema de maior interesse foi Emagrecimento.
Palavras-chave: Método, Capacitação, Fitoterapia, Clínica.