Produção do iridoide éster metílico de monotropeína na cultura in vitro dos calos de Duroia macrophylla Huber

Autores

Palavras-chave:

Bioprospecção, Cultura de tecidos, Fitoquímica

Resumo

Duroia macrophylla é uma espécie arbórea amazônica, da qual já foram isolados triterpenos e alcaloides com atividade antimicobacteriana, e um alcaloide indólico monoterpênico inédito com elevada atividade antitumoral. O estudo in vitro dessa espécie apresentou indícios de terpenos, esteroides e substâncias fenólicas, apresentando variação na constituição química dos calos em função do meio de cultura utilizado. Assim, objetivou-se avaliar a influência de diferentes meios de cultura e diferentes combinações hormonais na produção química dos calos de D. macrophylla. Os calos foram formados a partir de segmentos foliares em meio Murashige e Skoog (MS) com redução de 50% de nitrato acrescido de 4 mg/L de ácido naftalenoacético (ANA) e 2 mg/L de kinetina (KIN), após 45 dias de cultivo os calos foram repicados e inoculados nos diferentes meios de avaliação: TA- MS com 2 mg/L de ANA e 2 mg/L de benzilaminopurina (BAP); TB- MS com 1,5 mg/L de ANA e 2 mg/L de BAP; TC- MS com 4 mg/L de ANA e 2 mg/L de KIN; TD- Woody Plant Medium (WPM) com 2 mg/L de ANA e 2 mg/L de BAP; TE- WPM com 1,5 mg/L de ANA e 2 mg/L de BAP; TF- WPM com 4 mg/L de ANA e 2 mg/L de KIN; TG- MS com 50 % de nitrato e 2 mg/L de ANA e 2 mg/L de BAP; TH- MS com 50 % de nitrato com 1,5 mg/L de ANA e 2 mg/L de BAP; TI- MS com 50 % de nitrato com 4 mg/L de ANA e 2 mg/L de KIN. Passados 45 dias, os calos foram repicados, e após 52 dias de cultivo eles foram coletados, secos e extraídos com metanol. Os extratos metanólicos foram analisados por cromatografia em camada delgada comparativa (CCDC) e ressonância magnética nuclear de Hidrogênio (RMN de 1H). Uma banda azul foi verificada apenas nos extratos dos tratamentos TD, TE, TF e TG (analisados por CCDC), sugerindo a produção do iridoide éster metílico de monotropeína, que foi confirmado ao comparar os espectros de RMN de 1H com a substância previamente isolada pelo grupo de pesquisa, com destaque para a presença do sinal característico em 6,0 ppm. Os resultados obtidos são promissores para a obtenção do alcaloide indólico monoterpênico a partir dos calos de D. macrophylla, uma vez que esse alcaloide é obtido de uma via mista de síntese, e a via terpênica já se encontra ativa.

Referências

LÓPEZ-VÁZQUEZ, A. L. Aprimoramento da obtenção de calos e suspensões celulares de Duroia macrophylla Huber (Rubiaceae) e avaliação dos elicitores NaCl, KCl, AlCl3, SNP, ABA e luz UV na produção de metabólitos secundários. 2019. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Recursos naturais da Amazônia. Universidade Estadual do Amazonas, Manaus.

NUNEZ, C. V.; VASCONCELOS, M. C. Novo Alcaloide Antitumoral de Duroia macrophylla. Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI10201203380, data de depósito: 31/12/2012. Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Brasil, 2012.

NUNEZ, C. V; VASCONCELLOS, M. C. DE. Composição Farmacêutica Antitumoral Compreendendo Alcaloide, Processo Para Sua Obtenção, E Seu Uso, Brasil, 2012.

ZANCA, S. S. (2015). Análise fitoquímica sazonal e cultura de tecidos in vitro de Duroia macrophylla Huber. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas-Botânica. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

ZANCA, S. S. Iridoide de raízes de plantas jovens, estabelecimento e indução in vitro de culturas de Duroia macrophylla Huber e análises quimiométricas. 2020. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas-Botânica. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

ZANCA, S. S.; COSTA, R. C.; NUNEZ, C. V. In vitro callus induction of Duroia macrophylla Huber, chemical prospection and biotechnological potentialities of its extracts. Journal of Botany Research, v. 1, n. 1, 2016.

Downloads

Publicado

2023-04-12

Como Citar

MARTINS LIMA , L. .; VERONICA NUNEZ, C. Produção do iridoide éster metílico de monotropeína na cultura in vitro dos calos de Duroia macrophylla Huber. Anais do Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, [S. l.], 2023. Disponível em: https://resumos.sbpmed.org.br/index.php/spmb/article/view/29. Acesso em: 9 maio. 2025.