O Instagram como instrumento para promoção do uso correto das plantas medicinais
Palavras-chave:
Plantas medicinais, Instagram, Práticas educativasResumo
Introdução: As plantas medicinais têm sido utilizadas como importante alternativa terapêutica, trata-se de uma prática apoiada por políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo assim, torna-se importante explorar o uso de ferramentas e de instrumentos que permitam ações educativas voltadas à comunidade, orientando corretamente sobre utilização das plantas medicinais de uso comum, suas indicações, formas de uso, partes utilizadas e preparações caseiras. Dessa forma, a orientação sobre o uso correto de plantas medicinais possibilita que a população tenha acesso a uma terapêutica eficaz e segura. Nesse contexto, o uso das redes sociais oferece novas oportunidades para a realização de práticas educativas de forma interativa mediante o uso de ferramentas digitais com todas as suas potencialidades. Atualmente, o Instagram é uma das plataformas mais utilizadas para aproximar indivíduos. Além de oferecer grande potencial para o desenvolvimento de práticas educativas e aprendizagem interativa. Objetivo: Demonstrar o uso do Instagram como instrumento para a promoção do uso correto das plantas medicinais. Método: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa sobre o impacto da utilização da rede social Instagram para a divulgação de material informativo sobre o uso correto das plantas medicinais. Dessa forma, a Liga Acadêmica de Fitoterapia (LAFITO) do Curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza, sob a orientação da professora tutora, selecionou algumas plantas medicinais, planejou e desenvolveu conteúdos destinados ao público em geral de usuários do Instagram. O material informativo elaborado foi postado a cada semana com um conteúdo diferente, durante seis semanas, o número de contas que visualizaram as publicações foi quantificado. Resultado: O número de contas alcançadas e impressões, se assemelham, no entanto, no alcance o sistema computa uma única visualização enquanto que nas impressões pode ser computado inúmeras visualizações pela mesma conta. O número de contas alcançadas variou de 248 a 679 e o número de impressões variou de 326 a 782 com uma média de alcance de 46,3% de não seguidores do perfil da Liga no Instagram. Conclusão: O Instagram, sendo um instrumento que possibilita um grande alcance de usuários, principalmente externos, proporciona um ambiente de aprendizagem interativa para promover o uso correto das plantas medicinais. Foi notável um aumento de visualizações e engajamento para com as publicações sobre plantas medicinais, demonstrando um interesse dos seguidores e pressupondo um ganho na sua aprendizagem.